O que e o diabetes do tipo 1?
Table of Contents
O que é o diabetes do tipo 1?
O diabetes mellitus tipo 1, assim como o tipo 2, é caracterizado pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue, o que desencadeia uma série de complicações no organismo. Mas, nesse caso, a doença surge em geral na infância e na adolescência, traz sintomas como vontade urinar e perda de peso e tem origem autoimune.
Qual a principal causa do diabetes tipo 1?
O diabetes tipo 1 pode acontecer por uma herança genética em conjunto com fatores ambientais como infecções virais. A insulina é necessária para levar o açúcar do sangue às células, onde a glicose poderá ser estocada ou usada como fonte de energia. No diabetes tipo 1, as células beta produzem pouca ou nenhuma insulina.
Qual o principal tratamento para o diabetes tipo 1?
Não existe cura para a diabetes tipo 1. O tratamento visa o controle da glicemia a longo prazo, de forma a reduzir a incidência das complicações. O controle da glicemia é feito através de várias abordagens, sendo as mais importantes: Administração regular de insulina (até 6 vezes por dia).
Qual é a diferença entre diabetes tipo 1?
O que é Diabetes Tipo 1 Ao contrário do diabetes tipo 2, o diabetes tipo 1 não ocorre devido ao estilo de vida, mas devido a um defeito no sistema imunológico, que ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, impedindo que o pâncreas possa desempenhar a sua função corretamente.
Como acontece a diabetes mellitus tipo 1 no organismo?
O diabetes tipo 1 ocorre porque o organismo não consegue produzir insulina, um hormônio que é necessário para controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue.
Quais são as causas do diabetes?
Quais são as causas da diabetes?
- excesso de peso;
- ter mais de 40 anos;
- predisposição genética;
- sedentarismo;
- pressão alta;
- dar luz a uma criança com mais de 4kg;
- apneia do sono.
Como é realizado o tratamento da diabetes tipo 1 e tipo 2?
Os pacientes com diabetes mellitus tipo 1 são tratados com insulina, bem como dieta e exercício. O tratamento inicial dos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 costumam ser feito com dieta e exercícios.
Quais os medicamentos usados no tratamento da diabetes tipo 1 e 2?
Medicamentos orais
- Sulfonilureias. As sulfonilureias são uma classe de remédio para diabetes que atuam estimulando as células beta do pâncreas a liberar mais insulina.
- Biguanidas.
- Meglitinidas.
- Tiazolidinedionas.
- Inibidores de DPP-4.
- Inibidores de SGLT2.
- Inibidores de alfa-glucosidase.
- Sequestrantes de ácidos biliares.
Qual é o normal da diabetes tipo 2?
Os valores de referência ficam entre 65 a 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL). O que significam resultados anormais: Valores acima de 100 mg/dL são indicativos para prosseguir a investigação com a curva glicêmica e hemoglobina glicada.
Qual o tipo de diabetes que precisa de insulina?
No diabetes tipo 1, o corpo começa a atacar as células do pâncreas que produzem insulina, eliminando sua capacidade de produção. Após o diagnóstico, as pessoas com diabetes tipo 1 devem usar a insulina, podendo precisar de várias injeções por dia ou usar um dispositivo de infusão de insulina.
Como a pessoa adquire a diabetes?
O diabetes não passa de pessoa para pessoa. O que acontece é que, em especial no tipo 1, há uma propensão genética para se ter a doença e não uma transmissão comum. Pode acontecer, por exemplo, de a mãe ter diabetes e os filhos nascerem totalmente saudáveis.
Como a insulina age no organismo?
A insulina circula no corpo, funcionando como um sistema de alarme que informa células individuais de que a glicose do alimento está disponível. Você pode pensar nela como uma chave que destranca as portas das células, abrindo-as para absorver a glicose que será usada para dar energia ao seu corpo.
Quais são os sintomas de diabetes alta?
Os 10 sinais e sintomas precoces mais comuns do diabetes são:
- Poliúria (urinar a toda hora).
- Polidipsia (excessiva sensação de sede).
- Cansaço e falta de energia.
- Perda de peso.
- Polifagia ou hiperfagia (fome frequente).
- Visão embaçada.
- Cicatrização lenta.
- Infecções frequentes.
O que podemos fazer para evitar o diabetes?
Como prevenir a diabetes?
- Alimente-se de forma saudável. Ter uma alimentação equilibrada é um dos pilares da prevenção à diabetes tipo 2.
- Faça exercícios físicos regularmente.
- Mantenha um peso saudável e perca a barriga.
- Tenha boas noites de sono.
- Fique longe do álcool e do cigarro.
- Faça avaliações médicas periodicamente.
Como pode ser feito o tratamento da diabetes?
O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue. A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).
Qual é o melhor remédio para diabetes tipo 2?
A metformina (Glucofage) é a biguanida mais comum adotada nos tratamentos contra diabetes tipo 2. As biguanidas atuam diminuindo os níveis de glicose no sangue através da inibição da quantidade de glicose produzida pelo fígado.
O que é a diabetes tipo 3?
O nome diabetes tipo 3 é uma proposta para se referir à resistência à insulina no cérebro que é provocada pelo Mal de Alzheimer.